Quem tem uma empresa com certeza sabe da importância de se ter um bom logotipo. Mais importante ainda é vincular a ideia de qualidade a este logotipo, criando assim o conceito de “marca”.
Mas, será que para por aí? Seria correto manter sempre aquele velho logotipo, só por acharmos que as pessoas estão mais “acostumadas” a ele?
Os fatos atuais dizem que: não! Não é bom manter seu logotipo estagnado enquanto você tenta fazer a empresa crescer. Alguns poderiam pensar “mas eu tenho esse logotipo há anos, não posso mudar agora”. E é aí que começa o maior engano.
Vamos começar pensando em nosso mundo globalizado e nessas loucas mudanças que nos consomem neste século. O mundo só pode continuar sua evolução porque as pessoas foram obrigadas a aceitar mudanças. É interessante ressaltar que muitas dessas mudanças foram para melhor!
À medida que as tecnologias foram surgindo, as empresas foram se adaptando. Antes era raro ter alguma empresa na Internet. Hoje é algo muito comum (e necessário, eu diria). E, como essas empresas vão se modernizando há também a necessidade de que tudo à volta dela se modernize. Falo de funcionários treinados para determinada função, uniformes e embalagens personalizados, decoração do local personalizado, tudo para manter a identidade da “empresa moderna”.
E aí vem a questão: sendo uma empresa moderna, que imagem você quer passar para seu cliente? Certamente algo do tipo “sou moderna e tenho os melhores produtos/serviços”, não é? E o que geralmente é a “cara” da empresa nas mídias afora?
O logotipo.
Sim, o logotipo é a imagem que representa sua qualidade, é a imagem que tenta passar, em poucos traços e cores, o coração da empresa. Como então poderíamos deixa-lo estagnado, enquanto a empresa tenta crescer? É quase como querer colocar um motor superpotente em um fusca: ele pode até ser bom por dentro, mas por fora ninguém vê do que ele é capaz. E como empresários, temos que querer que nosso “fusca” torne-se um “super carro” por inteiro, e não apenas por dentro, onde as pessoas podem não estar vendo.
E antes que alguém pense “porque eu faria isso se ninguém mais está fazendo?”, eu digo: “Muito pelo contrário!”. A verdade é que muitas empresas gigantes estão investindo na modernização de seus logotipos exatamente para evitar o desgaste de imagem, e para modernizar a visão que as pessoas tem da empresa. Afinal, de que adianta investir tudo em infra-estrutura e abandonar o logotipo ao século passado? Para termos uma idéia mais concreta disso, vamos ver algumas marcas importantes que se modernizaram. Repare bem como o conceito dos logotipos foram mudando com o passar dos anos:
Como pudemos ver, as empresas transformaram seu logotipo ao longo do tempo devido à necessidade de modernização, para que a qualidade pudesse ficar estampada de forma clara. Já imaginou se, por exemplo, a Nokia mantivesse aquele logotipo com o peixe? Ou se a Apple continuasse com aquele quadro com uma faixa? Seria bem estranho, dá para se imaginar.
É claro que você não vai precisar mudar seu logotipo todas as vezes que fizer algum tipo de inovação. O que você tem que analisar é: seu atual logotipo reflete toda a modernidade de sua empresa? Mostra a qualidade e singularidade de seus produtos e serviços? Mostra que está antenada nos novos conceitos da atualidade? Está adequada ao mercado sempre crescente? Tem a ver com o público-alvo?
Tente fazer essa pergunta a outras pessoas que não estejam diretamente envolvidas com a marca, pois falar da própria empresa não é fácil. Geralmente nos apegamos a esse tipo de coisa, e na hora de avaliarmos acabamos julgando mais com o coração do que com a razão, e isso pode ser altamente prejudicial. Por isso a dica de fazer as perguntas acima a outras pessoas (pelo menos 10 opiniões diferentes).
Podemos notar ao longo dos anos muitas mudanças no mercado, não apenas com logotipos, mas também o design de embalagens, design de sites, e até personagens! Duvida? Veja os exemplos abaixo:
Esses personagens que já são tão conhecidos entre nós tiveram que evoluir de acordo com a evolução do mundo, das cores e das formas. Talvez se o Mickey continuasse da mesma forma que era em 1928 não estivesse mais fazendo sucesso hoje. A propósito, o nome de Mickey Mouse era originalmente “Mortimer”. Isso daria até margem para um tópico sobre mudança de nomes fantasia de empresa, mas deixarei para uma outra vez.
Então, vamos lá! Na hora de dar um upgrade em suas empresas tome as providências necessárias para que seu logotipo siga as tendências atuais.
Lembre-se sempre que um bom logotipo pode chamar a atenção de mais clientes.
Evolução, sempre!
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